Sábado, 19 de Julho de 2025
11°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Geral Acre

Acre registra mais de 8,5 mil visitas de turistas estrangeiros durante os cinco primeiros meses do ano

Diz um trecho de um texto do escritor português José Saramago: “É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera ...

13/06/2025 às 23h45
Por: Redação Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Diz um trecho de um texto do escritor português José Saramago: “É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava”. Inspirado nessas palavras, o governo do Acre comemora o Dia do Turista nesta sexta-feira, 13.

Durante os cinco primeiros meses deste ano, 8.545 turistas estrangeiros passaram pelo Acre, segundo dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Além dos estrangeiros, muitos brasileiros procuram o Acre como destino turístico, como é o caso de Marcus Kaschner, que atua com produtos audiovisuais para empresas.

Marcus é natural de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, e desde novembro de 2024 está no Acre. No estado, o fotógrafo conheceu Rio Branco e visitou pontos turísticos como Gameleira, Palácio Rio Branco, Catedral Nossa Senhora de Nazaré e muitos outros atrativos. Além da capital, Marcus conheceu Cruzeiro do Sul, onde permanece até hoje e conta uma história sobre turismo e desenvolvimento econômico.

Marcus está no Acre desde novembro do ano passado. Foto: cedida
Marcus está no Acre desde novembro do ano passado. Foto: cedida

Experiências

Quando o assunto é gastronomia, o Acre conta com diversos pratos típicos. De acordo com Marcus, enquanto “turistava” no estado, provou de tudo um pouco: “Comi baixaria, tacacá, quibe de arroz, pamonha com castanha, salgadinho de banana, charutinho e, com certeza, meu preferido foi a baixaria, pois é uma experiência comê-la”.

Com objetivo de conhecer mais a Região Norte e a história única do Acre, Marcus viajou milhares de quilômetros em sua motocicleta até chegar no estado. “Eu fiz as rotas turísticas e conheci muita gente legal. Em Rio Branco, fiz ecoturismo, no Parque Ambiental Chico Mendes, e em Cruzeiro do Sul fiz etnoturismo, com duas visitas aos Noke Koi, e foi uma experiência incrível. Nós conversamos com os indígenas e participamos de cerimônias. Tudo é extraordinário e o povo é muito bacana”, destaca.

O fotógrafo conta que, quando chegou ao Acre, o objetivo da visita era fazer o trabalho com fotos e vídeos. “Eu tinha que ter vindo direto para Cruzeiro do Sul, mas teve um incidente que acabou me fazendo ficar em Rio Branco por dois meses. O que aconteceu foi ótimo, pois conheci muita gente legal e as pessoas me falaram muito de Cruzeiro do Sul, então levantei acampamento e vim para o Juruá. Cheguei como turista, como fotógrafo e videomaker, fiz alguns trabalhos aqui e assim tive muitas portas abertas. Fui chamado para tocar um projeto na cadeira de inovação que estava aberta aqui em Cruzeiro do Sul. O convite surgiu na SecretariaMunicipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, após conhecimento sobre minha experiência em gestão. Nós tocamos diversos projetos e foi um período muito produtivo”, explica.

Marcus em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Foto: cedida
Marcus em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Foto: cedida

Para Marcus, conhecer mais da história do estado e figuras como Chico Mendes foi enriquecedor. “Foi muito interessante saber um pouco mais dessa figura do Acre. Curti muito saber mais da história e o impacto que ele trouxe para o estado e para o Brasil”, ressalta.

Turismo no Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), tem levado o estado como atrativo turístico em diversas feiras nacionais e internacionais. De acordo com o titular da pasta, Marcelo Messias, o turismo é uma força estratégica para o desenvolvimento econômico e social.

“Esse setor movimenta cadeias produtivas inteiras, gera empregos diretos e indiretos, impulsiona empresas, e fortalece a identidade cultural das nossas comunidades. Cada turista que recebemos representa oportunidades reais de crescimento, inovação e inclusão”, destaca.

Marcelo Messias destaca a importância do Turismo no Acre. Foto: Bruno Moraes/Sete
Marcelo Messias destaca a importância do Turismo no Acre. Foto: Bruno Moraes/Sete

Para Marcus, o turismo no Acre tem potencial. “Mesmo sendo um estado pequeno, são trabalhados os elementos da terra, cultura e história. Para mim, foi gratificante conhecer a história de Rio Branco, mas o Juruá tem um grande potencial com o etnoturismo. Tenho certeza que são experiências únicas no Brasil. Eu vislumbro essa região se tornando um polo turístico e tecnológico incomparável no país”, ressalta.

The post Acre registra mais de 8,5 mil visitas de turistas estrangeiros durante os cinco primeiros meses do ano appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
11°
Tempo limpo

Mín. Máx. 21°

Dom 21°C 11°C
Seg 24°C 12°C
Ter 26°C 15°C
Qua 25°C 16°C
Qui 20°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes