Quinta, 24 de Abril de 2025
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Geral DIA DA ÁGUA

Poli Metropolitana já economizou mais de 5 milhões de litros de água

Unidade reaproveita água de chuva em suas operações como prática sustentável

22/03/2025 às 09h16
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

O Governo do Estado vem investindo em iniciativas sustentáveis no cotidiano das operações de suas instituições. Referência em práticas amigas ao meio ambiente, a Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, por mês, realiza a captação de 70 mil litros de água da chuva. Ao longo dos seus 5 anos e um mês de funcionamento, a central de diagnóstico já economizou 5,04 milhões de litros de água.

A estratégia de utilizar os recursos naturais para uso das atividades, substitui a utilização da ala tratada para a limpeza do prédio, banheiros e a irrigação do jardim. A unidade de saúde é a única da rede pública de saúde do Estado a manter o sistema que além de proteger o meio ambiente, traz economia para os cofres públicos.

Para a secretária Estadual de Saúde, Ivete Vaz, a Policlínica Metropolitana é uma referência. "As práticas sustentáveis são discutidas mundialmente, e quando os governos passam a ter cuidados como o reaproveitamento da água de chuva, por exemplo, ele está dizendo que mantém responsabilidade não apenas com o meio ambiente, mas também com o futuro das pessoas", observou a titular da pasta.

Iniciativas como a captação de águas das chuvas se tornam o centro de discussão em todo o mundo no Dia Mundial da Água, comemorado, anualmente, em 22 de março. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em fevereiro de 1993, a data tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância de preservar o recurso da natureza.

Iniciativa -A unidade é administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), organização social que tem a missão de promover a saúde, assistência social à população, através de uma gestão inovadora, responsável, transparente, e sobretudo, mantendo o respeito ao meio ambiente.

O diretor administrativo do ISSAA, Rodrigo Moreira, explica que na condição de grande consumidora, a administração pública deve assumir um papel de liderança e promover as transformações necessárias para uma gestão sustentável e de alto desempenho, sobretudo na Amazônia.

"O ISSAA tem como preceito adotar práticas sustentáveis em suas operações. Ao longo desses 5 anos, a Policlínica Metropolitana alcançou um marco histórico no Pará, combatendo um desperdício de mais de 5 milhões de litros de água vinda da concessionária. E isso muito nos orgulha e nos motiva a continuar com estratégias que protejam a natureza que é a nossa casa", frisou Moreira.

Operação

O sistema de captação da água das chuvas da unidade foi instalado e ficou pronto desde o dia 13 de janeiro de 2020. "A água pluvial captada é utilizada nos banheiros (vasos sanitários), lavagem de pisos e quando há necessidade, na irrigação do jardim", explicou Anderson Albuquerque, diretor executivo da Poli Metropolitana.

Ainda na Poli Metropolitana é aplicada a tecnologia de produção de energia solar, através 502 placas fotovoltaicas, painel solar, instalados em fevereiro de 2020, que cobrem toda a área do telhado do prédio. "Isso nos permite uma redução dos custos de energia elétrica em 40%", completou o gestor.

Texto: Roberta Paraense

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP Atualizado às 03h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 25°

Sex 20°C 17°C
Sáb 24°C 18°C
Dom 27°C 18°C
Seg 23°C 18°C
Ter 19°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes