Os alunos do Centro Estadual de Idiomas (CEI) iniciaram suas aulas nesta segunda-feira, 10, para o ano letivo de 2025. Com 548 alunos matriculados até o momento, o CEI contribui com a internacionalização de alunos, professores e servidores de todas as dez diretorias regionais de educação (DREs), ofertando cursos de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para a professora de Educação Física da rede pública estadual de Sergipe, Gleide Soares Leandro, essa ação promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), proporciona a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar o conhecimento em outras línguas. “Agora, com esse curso, quando surgir uma oportunidade de viajar para o exterior, poderei aproveitar mais o local, uma vez que vou poder me comunicar melhor, conhecer melhor a cultura, tudo isso por ter o domínio da língua”. A professora está iniciando o curso de Inglês e demonstra bastante entusiasmo para as próximas aulas.
Com turmas de no máximo 15 alunos, o CEI disponibiliza para a comunidade estadual cursos de Inglês e Espanhol em todos os polos espalhados pelo estado e Libras na sede da CEI. O interesse dos alunos já está sendo percebido pelo professor de Inglês, Leonardo Dalbosco. “Nós estamos com um material novo, e já deu para perceber o bom resultado que teremos pela motivação deles em aprender as primeiras palavras, praticar a pronúncia”. O professor se sente bastante otimista para os resultados que irá colher ao longo desses três anos de curso.
Matrículas
O CEI prorrogou as matrículas até o dia 12 de janeiro, a fim de preencher as poucas vagas que restam. Das 800 vagas disponibilizadas, 548 já foram preenchidas em todas as dez diretorias regionais.
Para o coordenador geral do Centro Estadual de Idiomas, Waldinei Santos Silva, a iniciação do CEI neste ano de 2025 é um grande passo para o estado de Sergipe, em poder contribuir e fazer parte da internacionalização desses jovens e adultos que fazem a rede pública estadual de Sergipe, ofertando a eles um material didático confeccionado por professores de Sergipe.
“Nós estamos ofertando um curso de qualidade para todos os alunos, com materiais exclusivos de português e inglês confeccionados por todos nós do Centro de Idiomas. Além de trazer questões culturais de Sergipe, as questões de diálogos com outras disciplinas, interdisciplinaridade, tivemos todo esse cuidado e carinho, em produzir todos esses materiais por professores aqui de Sergipe”, completa o coordenador.
Mín. 19° Máx. 31°