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Prefeitura de Praia Grande alerta comerciantes sobre falsos e-mails de alvará de funcionamento

Boletos para pagamento só são enviados quando solicitados pelo contribuinte. Fique atento!

17/01/2025 às 19h26
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Praia Grande - SP
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A Prefeitura de Praia Grande não entra em contato por email com estabelecimentos comerciais informando sobre supostas irregularidades relacionadas à alvará de funcionamento, nem solicitando qualquer tipo de pagamento. Boletos só são enviados quando solicitados pelo contribuinte. Além disso, todas as informações são divulgadas através dos canais oficiais da Administração Municipal como, por exemplo, o site praiagrande.sp.gov.br.

 

Desta forma, a Secretaria de Finanças (Sefin) alerta o comércio local a ignorar uma mensagem que estaria sendo enviada ao público pelo endereço [email protected] ou qualquer outro e-mail (até mesmo o [email protected]) a cerca deste tema.

 

O e-mail que está sendo encaminhado aos comerciantes possui uma notificação falsa, que aponta supostas irregularidades no alvará de funcionamento, estabelecendo um prazo para regularização, e indicando um link com um número de requerimento, afirmando que, em caso de não regularização “poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa”. Nenhuma destas informações são reais.

 

Além disso, foi identificado ainda que os e-mails que estão sendo encaminhados também estão utilizando uma “máscara” para que o contribuinte ao ver o domínio “praiagrade.sp.gov.br” acredite que seja um e-mail encaminhado pela Prefeitura, o que não é verdade.

 

O secretário de Finanças, Cristiano de Mola, explica que tomou conhecimento da tentativa de golpe por meio de comerciantes que consultaram a Prefeitura. “Não é possível avaliar quantos e-mails foram encaminhados. Reforço que a Prefeitura não está enviando e-mails com este teor e orientamos que as possíveis vítimas procurem a Delegacia de Polícia para tentar ressarcimento de eventual prejuízo”, explicou.

 

A Prefeitura só envia boletos quando solicitado pelo contribuinte pelo WhatsApp (13) 3496-2000 e não entra em contato para fazer cobranças por mensagem. Assim, para evitar golpes a Sefin passa as seguintes orientações:

 

- Antes de pagar um boleto, confirme os dados. Se houver divergência nas informações ou no endereço eletrônico que o gera, não efetue o pagamento e entre em contato com a Prefeitura;

- Fique atento ao clicar em links sugeridos por buscadores. Acesse o site de Praia Grande digitando www.praiagrande.sp.gov.br na barra de endereços do navegador;

- Os golpistas podem usar as redes sociais para ganhar sua confiança se passando por perfis oficiais. Dessa forma, eles podem alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo ou identificar indivíduos específicos para realizar seus golpes, simulando, por exemplo, um atendimento ao cliente ou realizando falsas promoções;

- A Prefeitura de Praia Grande tem perfis oficiais no Facebook, Instagram, Threads, X (antigo Twitter), Tik Tok e Youtube e para acessar basta buscar por @prefpraiagrande.

- O WhatsApp da Prefeitura é o (13) 3496-2000.

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