Um início de prova tranquilo foi registrado neste domingo (03) nos 711 locais de prova, na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). O esquema de segurança coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceira com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), conta com mais de 6 mil agentes.
No Pará, mais de 247 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, realizam o certame. Para garantir o policiamento e o ordenamento em locais de prova, cerca de 1.339 ações ostensivas foram executadas. As atividades estão sendo acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, em comunicação direta com os centros regionais e o Centro Nacional, em Brasília (DF), por meio do Sistema Córtex.
Após o fechamento dos portões, às 13h, a prova começou meia hora depois. As forças de segurança prosseguem monitorando a execução do certame por meio do sistema de câmeras e com o policiamento de área.
Prioridade- À tarde, em sua avaliação do trabalho conjunto nesta primeira fase do Enem, o titular da Segup, Ualame Machado, disse que a “segurança do Exame é nossa prioridade máxima, e estamos trabalhando incansavelmente para que a prova ocorra sem incidentes. Para garantir a segurança do Enem 2024 estamos com um plano de ação abrangente, que inclui o aumento do policiamento às proximidades dos locais de prova; monitoramento constante por meio de câmeras de segurança e tecnologia de inteligência, e patrulhamento ostensivo para inibir qualquer tipo de crime ou perturbação, em colaboração com as forças de segurança estaduais e municipais. Seguimos com o trabalho conjunto de todas as forças de segurança”.
Neste domingo, as ações acompanham a realização do certame até o último malote com as provas ser devolvido, o que está previsto para às 23h30, e encaminhados às unidades centralizadoras, onde ficarão até o encerramento da segunda fase do Enem, e posteriormente direcionados ao Estado de São Paulo, onde as provas serão corrigidas.
Ocorrências- Três apurações relacionadas a crime de poluição sonora próximo a locais de prova foram averiguadas pela Polícia Civil em três municípios - Benevides (Região Metropolitana de Belém), Santarém (Oeste) e Cametá (Nordeste).
A Polícia Judiciária atuou com orientações em algumas situações, sem a necessidade de gerar ocorrência. Pela manhã, duas escolas no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, apresentaram problemas técnicos no fornecimento de energia. Equipes da concessionária de energia normalizaram o serviço. À tarde, a concessionária atuou em Muaná, também no Marajó, para normalizar o serviço em uma escola municipal, após uma ave atingir a fiação elétrica, e resolveu logo o fornecimento de energia.
A Operação Enem 2024 envolve, de forma integrada, representantes de diversos órgãos, incluindo agentes dos Correios, Exército Brasileiro, polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), grupamentos Aéreo e Fluvial da Segup (Graesp e GFlu), guardas municipais e órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Evento (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem.
Mín. 16° Máx. 24°