A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) inicia o mês de outubro com queda no estoque de sangue, em especial tipos negativos A-, B-, O- e AB-. O déficit nas doações gera impacto significativo nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede em todo o estado de Goiás.
O alerta do Hemocentro tem como objetivo garantir a manutenção do estoque de sangue, para continuidade do atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais diz que os tipos de sangue de fatores negativos são os mais utilizados em situações de emergência nas unidades de saúde atendidas pela Rede Hemo. Por isso, faz um apelo para que as pessoas realiazem a doação.
“Apesar de o estoque do Hemocentro estar em um nível seguro, estamos com déficit de 22%. Por isso, pedimos o apoio da população, para que quem ainda não veio fazer sua doação nesses últimos três meses, ou ainda não é doador, que venha doar. É um gesto simples, rápido, mas que é capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta.
Além disso, Ana Cristina destaca que é importante estar atento aos requisitos para que a doação possa ser realizada.
“Os pontos de atenção vão desde local e hora para doação até doenças ou situações impeditivas. Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que, antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.”
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e, aos sábados, das 8 às 12 horas. Nas unidades da Rede Hemo localizadas no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu), o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
A Rede Hemo disponibiliza o agendamento prévio das doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.
No Hemocentro de Goiânia e de Rio Verde, os voluntários também podem agendar doação de plaquetas, um tipo de hemocomponente utilizado no tratamento pacientes oncológicos e de doenças como dengue e covid-19.
Empresas ou instituições podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realização de ações de coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para o agendamento da ação, é necessário ter a confirmação de 120 pessoas interessadas em participar e fazer uma solicitação via e-mail, por meio do endereço [email protected] ou pelo telefone (62) 3231-7925.
Para a doação de sangue, são exigidos os seguintes critérios:
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
Mín. 14° Máx. 17°