A 64ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi encerrada no domingo (8), após uma semana de extensa programação, rodadas de negócios e ampla programação cultural. O governador Carlos Brandão prestigiou o último dia do evento, e destacou a importância da feira para o setor agropecuário maranhense bem como as ações da gestão estadual.
A edição 2024 da Expoema foi aberta no dia 1º deste mês, no Parque Independência, em São Luís, em uma realização da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), em parceria com o Governo do Estado, como parte do calendário oficial de feiras e exposições agropecuárias estaduais. O evento reuniu, em um só lugar, shows, mostras agropecuárias, competições, capacitações e várias opções de lazer e entretenimento.
O governador Carlos Brandão ressaltou os números da Expoema 2024. “O balanço que já podemos fazer é de, pelo menos, R$ 60 milhões movimentados na economia do estado, com a venda de máquinas, equipamentos agrícolas e animais. Os pequenos negócios também se beneficiaram com a comercialização dos seus produtos para as mais de 400 mil pessoas que circularam na Expoema”, afirmou.
Este ano, a Expoema trouxe como tema “Maranhão Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação: o agro maranhense para o mundo”, enaltecido pelo governador. “Esta é uma grande conquista do nosso governo. Agora vamos poder exportar a carne bovina maranhense para fora do país. Isso vai melhorar as ofertas de negócio, valorizar o preço do nosso produto, gerando benefícios para toda a população, já que o produtor rural terá mais segurança para investir, gerando emprego e renda”, avaliou Brandão.
Durante toda a Expoema 2024, o Governo do Estado levou o gabinete itinerante para a feira, promovendo diversas ações voltadas para o setor agropecuário. “Realizamos diversas reuniões com os produtores rurais, dos pequenos aos grandes, mostrando todas as ações que o Governo do Maranhão tem para o setor. Tivemos 22 secretarias e órgãos atuando, promovendo cursos, oficinas e palestras para qualificar o nosso produtor, melhorando a qualidade da nossa produção rural”, informou o governador.
Brandão também destacou o caráter cultural e de lazer da Expoema. “Ao longo de todos estes anos, a Expoema se tornou um evento para toda a família. Por isso, a importância dos grandes shows, pois a população gosta, se diverte ao lado dos seus familiares e amigos. Além disso, tivemos uma ampla programação cultural voltada também para o público infantil”, comentou.
Novidades da Expoema 2024
A Expoema 2024 trouxe novidades, como o Encontro Nordestino de Leite e Derivados, além de novos cursos e palestras nacionais. As tradicionais atrações, como leilões, torneio leiteiro, hipismo, exposições pecuárias, prova de 3 tambores, Fazendinha Kids, stands empresariais e institucionais e os shows culturais garantiram a diversão para todo público.
Para consolidar todos os resultados da Expoema 2024, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), realizou a Pesquisa de Movimentação Econômica, que permitirá saber o quanto de emprego e renda foram gerados durante o evento. Os dados serão divulgados em breve.
Governo do Maranhão na Expoema 2024
Diversos órgãos e secretarias estaduais levaram as ações e políticas do Governo do Maranhão para a Expoema 2024. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) teve uma programação de palestras, mesas redondas, rodas de conversas, reuniões técnicas, capacitações e ações de educação sanitária para crianças, tratadores, criadores e os visitantes.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) prestou atendimento técnico e diversos serviços voltados para o agronegócio. A Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) fortaleceu o empreendedorismo por meio do Armazém do Empreendedor. Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) garantiu a inclusão socioprodutiva com espaço voltado para os beneficiários dos programas Mais Renda e Minha Renda.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) levou a pauta do desenvolvimento sustentável e preservação ambiental; a de Trabalho e Economia Solidária (Setres) teve espaço para que empreendedores cadastrados nos centros de referência possam comercializar seus produtos; a de Agricultura Familiar (SAF) teve atendimentos e ações de incentivo aos agricultores familiares.
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) promoveu capacitações, palestras e oficinas para os pequenos produtores. O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) apresentou programas de acesso ao crédito, regularização fundiária e habitação no campo.
Também participaram da feira órgãos como as secretarias de Estado do Turismo (Setur), Cultura (Secma), Segurança Pública (SSP), Infraestrutura (Sinfra), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), por meio do Porto do Itaqui, Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) entre outros.
Uma das tradições da Expoema, os shows reuniram mais de 20 atrações nacionais e locais de diferentes estilos musicais ao longo dos 8 dias de programação.
Mín. 14° Máx. 17°